Louco por vinho
Entrevista: Say it with Champers
O mundo do vinho
Didier Penine é fundador da empresa de champanhe personalizada Say It With Champers, sediada no Reino Unido. Didier vem de uma longa linhagem de produtores de champanhe franceses e é ele próprio um apaixonado conhecedor de champanhe. Sentámo-nos para conversar com Didier sobre a sua empresa e o seu amor pelas bolhas.
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Conte-me um pouco sobre si e sobre a sua experiência no mundo do vinho?
A minha família em França produz champanhe e sou produtora/agricultora de 7a geração. Fornecem vários hotéis e restaurantes em toda a França. No total, produzem cerca de 18.000 garrafas por ano, o que, em comparação com as grandes casas de champanhe, é uma gota no oceano, mas é bastante típico das casas de champanhe que estão mais sob o radar. Sempre fui fã de champanhe, de facto o meu pai diz-me que no dia em que nasci a primeira coisa que me passou pelos lábios foi champanhe na verdadeira tradição champenoise!
Qual foi a sua motivação por trás do início de Say It With Champers e o que está a vender?
A ideia nasceu há cerca de 12 anos, quando, no meu casamento, o meu pai trouxe cerca de 30 garrafas de champanhe personalizadas para o casamento. Quase roubaram o espetáculo, pois todos os convidados ficaram impressionados. Durante todo este tempo, continuei a querer fazê-lo, mas nunca tive tanta coragem, 12 anos depois de ter tido a ideia de seguir em frente e começar a Say It With Champers. As coisas boas chegam àqueles que esperam, acho que é a moral da história! O meu principal produto é o design de etiquetas personalizadas em torno da marca de uma empresa que os clientes empresariais tendem a utilizar, como as cadeias hoteleiras que as utilizam para tratar clientes com grandes despesas. Também forneço champanhe personalizado para uma série de ocasiões populares, como aniversário, aniversário, noivado, casamento, etc. Também vendo champanhe produzido pela própria família através do meu site e, sendo vegano, apresentei-o como tal.
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Quem é o seu cliente típico?
Em termos de volume, o meu maior vendedor é a bolha de marca personalizada, os meus clientes típicos para este produto são empresas, por exemplo, tenho uma empresa que leva cerca de 40 por mês e têm a sua própria bolha de marca personalizada que utilizam para oferecer aos clientes que atingiram 5 anos de fidelidade e também recompensam os seus próprios funcionários. Os meus clientes incluem também organizadores de eventos/casamentos, cadeias hoteleiras, agências imobiliárias e clubes desportivos, bem como empresas de artigos promocionais que querem oferecer produtos de marca aos seus próprios utilizadores finais. Em termos de quantidade, o cliente típico seria o público em geral, pessoas que procuram um presente um pouco diferente. Presentes personalizados estão em voga nestes dias e, com o champanhe a ser a bebida da celebração, dá às pessoas uma excelente opção para surpreender aquela pessoa com um presente que vão adorar e recordar.
Vende principalmente online ou também tem um ponto de venda offline? Porquê?
Sou um negócio puramente online, uma vez que se adequa perfeitamente ao produto. Claro que cada produto é totalmente único e não faz sentido ter prateleiras cheias de produtos que as pessoas não possam pegar e sair da loja com a floresta. O meu maior mercado é o mercado corporativo e, claro, esses clientes normalmente não irão visitar uma loja de rua à procura deste tipo de produto. No entanto, participo em exposições e outros eventos de networking onde as pessoas podem ver os produtos por si mesmas. Embora não saiam com o produto, o que deixam é a ideia de como uma garrafa personalizada de bolhas de marca pode beneficiar o seu negócio e acrescentar aquele toque pessoal que os seus concorrentes quase certamente não estão a fazer.
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O que distingue Say It With Champers da concorrência?
Somos a única empresa de champanhe personalizada que tem uma família que produz champanhe na sua oferta de produtos. As pessoas adoram conhecer a cadeia de fornecimento - desde as uvas a serem plantadas e colhidas, o champanhe a ser engarrafado, o presente a ser personalizado, até ao momento em que o cliente o recebe. Podemos dar conta de cada passo e garantir a qualidade ao longo do caminho. Todos os nossos designs são únicos e têm um aspeto fantástico, com cerca de 60 entre os quais escolher, um número que está a aumentar constantemente. O serviço é muito importante para nós, com todas as encomendas processadas imediatamente com todo o cuidado e atenção para garantir que o presente chega seguro e saudável. Os artigos são embalados extremamente bem e enviados num invólucro exterior cheio com um compressor de ar, para que qualquer cliente que nos encomende possa ter total confiança no facto de o produto chegar rapidamente, ter um aspeto fantástico, ter um sabor fantástico e, o mais importante, ser de uma só peça!
Qual é a garrafa que te fez apaixonar por Champanhe (ou vinho em geral)?
Gostei de Champagne desde que me lembro, por isso é difícil identificar a garrafa exata, mas a nossa família produziu Champagne Neveux-Rousseau com um sabor fantástico. São produtores pequenos/médios e têm muitas semelhanças com os outros produtores de radar lá fora. O Champanhe é fantástico e segue métodos tradicionais com ênfase na qualidade e sabor e um valor notavelmente bom.
Qual(is) é(são) a(s) sua(s) região(ões) vinícola(s) preferida(s) e porquê?
Obviamente, estou muito inclinado para a região do Champanhe, a variedade de casas diferentes e o número de tipos de champanhe produzidos entre elas é bastante extraordinário, muitas vezes com sabores e características bastante diferentes entre elas, refletindo sempre a assinatura inconfundível do enólogo. Fora do Champanhe, sempre gostei da Alsácia e dos vinhos daí. A Alsácia tem o seu próprio vinho espumoso, o Cremant d'Alsace, feito com o "método Champenoise", que é a segunda fermentação que ocorre dentro da garrafa. Este excelente vinho espumoso está a entrar cada vez mais no mercado britânico e representa uma excelente relação qualidade-preço. Para além de vinho espumoso, a região da Alsácia tem uma enorme variedade de vinhos fantásticos, como Riesling e Gewurztraminer, entre muitos outros. Embora não seja o mais moderno das regiões vinícolas, a qualidade e o sabor fazem dele um dos meus vinhos preferidos.
Tem algum conselho para o entusiasta do vinho que quer iniciar-se no negócio do vinho?
A indústria vinícola pode ser difícil de quebrar e, de muitas formas, o meu negócio tem mais paralelos com o mercado de presentes do que com o mercado do álcool. Algumas das minhas vias de comercialização são bastante diferentes daquelas de um comerciante de vinho, por exemplo, no entanto, um tema comum que é crucial para qualquer novo negócio é a construção de uma rede de contactos que pode trocar ideias ou transmitir contactos para facilitar o negócio. As redes sociais, como o Instagram e o LinkedIn, têm sido muito úteis para mim até à data.O aspeto das pessoas de qualquer negócio será sempre importante, talvez ainda mais para os negócios online em muitos aspetos.